terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tenha uma pele saudável no verão


A pele protege nosso organismo, contra a radiação, agentes infecciosos e químicos. Nossa Pele funciona como uma verdadeira barreira natural bloqueando a entrada de agentes danosos ao nosso organismo; um perfeito termômetro que controla nossa temperatura fazendo com que eliminemos suor quando a temperatura está muito alta ou tremamos quando está muito baixa; um excelente sensor que transmite as sensações de frio, calor, tato, e dor. e por ser tão importante nossa pele merece cuidados especiais nessa época do ano, quando a incidência dos raios solares é maior.
Os cuidados com a pele do rosto são ainda mais importantes sendo que se trata de um local muito sensível, e no verão é muito comum termos manchas na pele, espinhas e ainda se não passarmos o protetor solar estaremos ajudando a envelhecer a pele criando rugas, expressões faciais e até mesmo podendo sofrer de câncer de pele.É claro que devemos cuidar em todas as estações do ano tanto no inverno quanto no verão, afinal nosso rosto é nosso cartão de visitas.
Hoje muitas perguntas envolvem o universo da beleza, principalmente, o feminino com a chegada do verão dúvidas que envolvem tratamentos como peelings, esfoliações, o uso do Botox, cuidados que uma pele jovem requer, peles maduras, oleosas, se sol combina com ácidos, o que deve ser evitado. A Dra. Rian Campelo esclarece essas e muitas outras dúvidas sobre o tema ‘Pele no verão’

Existe um segredo para ficar com a pele impecável no verão, podemos fazer o uso de ácidos ou substâncias fotossensíveis em nosso rosto no verão? Quais cuidados deve-se tomar ao usar os produtos para que a pele não fique manchada?

Não há na verdade grandes segredos para manter a pele bonita e saudável durante o ano todo desde que se observe algumas regras básicas de cuidados. Algumas particularidades de cada estação devem entretanto ser levadas em conta. Durante o verão costuma-se aumentar a exposição solar e o próprio calor pode provocar algumas alterações na fisiologia da pele. Em geral a oleosidade aumenta ao mesmo tempo em que diminui sua hidratação por perda de água ao meio externo. Por isso é essencial manter a pele limpa e hidratada. Evitamos usar sim os ácidos, mas não se pode dizer que são contra-indicados. Quando recomendados pelo seu médico e em concordância com suas orientações, há fórmulas seguras para isso. Além dos ácidos é importante ressaltar que alguns medicamentos de uso sistêmico também aumentam a chance de manchas e melasmas por sua propriedades fotossensibilizantes, fotoalérgicas e até fototóxicas. Entre os mais comuns estão os anticoncepcionais orais, a isotretinoína, a tetraciclina, alguns antidepressivos tricíclicos, carbamazepina, amiodarona, hidrocortisona, furosemida, ibuprofeno, piroxicam, captopril entre vários outros. Quando não é possível suspender a droga o cuidado com uso correto de filtro solar é imprescindível.

Com relação às peles oleosas e acneicas, nesta época, existe um risco de aumento das acnes no verão? Que cuidados devemos tomar, e quais os tratamentos indicados para mantermos nossa pele limpa e saudável?

As pessoas de peles oleosas e acneicas tendem a achar que o sol melhora a acne mas isso é uma ação temporária e que geralmente agrava o quadro se houver manutenção desse padrão de exposição. A secreção sebácea aumenta, a pele se desidrata e a agressão à pele faz com a pele aumente sua camada córnea (de células mortas) obstruindo os poros e levando ao aparecimento ou agravamento dos comedões (cravos) e acne. A dica é lavar o rosto de duas a três vezes ao dia com sabonete adequado ao seu tipo de pele e com pH correto, esfoliar levemente de uma a duas vezes por semana e usar filtro solar diariamente com veículos leves como o gel.

E para pessoas com peles maduras, é possível continuar tratamentos de rejuvenescimento no verão? Quais os tratamentos recomendados?

Com certeza. Há inúmeros tratamentos que não necessitam de afastamento da exposição solar. O que se recomenda no entanto é que a exposição ocorra em período favorável e com uso sempre do filtro solar. Tratamentos como radiofreqüência, infravermelho, laser de baixa freqüência e até alguns tipos de peelings superficiais podem ser feitos com segurança.

Pode-se fazer preenchimentos durante o verão? Quanto tempo dura o procedimento?

Os preenchimentos podem ser feitos em qualquer época do ano e geralmente não apresentam complicações quando realizados com microcânulas, pois diminuem drasticamente a chance de aparecerem equimoses (roxos). Os preenchimentos que necessitam do uso de agulhas têm um risco maior de lesar pequenos vasos sanguíneos e por isso determinam maior chance de aparecimento dessas equimoses. Quando isso ocorre, a exposição solar realmente fica proibida sob o risco de se formarem manchas. Em geral esse tipo de tratamento dura de 30 minutos à uma hora dependendo do número de regiões, forma de anestesia e minuciosidade do médico.

Hoje um dos procedimentos mais realizado em todo o mundo é o Botox, quem busca tratamento com Botox precisa esperar o verão terminar?

Este tratamento também pode ser feito o ano todo. Por usar agulha durante a aplicação este tratamento também pode lesar vasinhos e deixar equimoses. Há, no entanto formas de minimizar drasticamente o risco usando por exemplo aparelho que permite visualizar os vasinhos chamado Venoscan e assim podemos desviar das regiões com muita vascularização. O gelo antes da aplicação também faz vasoconstricção e diminui dor, inchaço e a chance de maiores extravasamentos de sangue.

Quem tem problemas de Hiperidrose ou sudorese excessiva , que tende a ficar ainda mais crítica nesta época do ano, pode achar no Botox a solução para esse problema? E como é feita a aplicação?

O Botox é uma boa opção terapêutica para os casos de hiperidrose, porém é uma solução temporária. A cada seis meses, em média, o paciente deve fazer nova aplicação. Também é feito com agulha de fino calibre na pele das axilas, palmas das mãos e até plantas dos pés.

A pele do corpo também precisa de cuidados especiais no verão. Quais tratamentos estão indicados para esta estação do ano?

A regra de se manter a pele hidratada também vale para o corpo. Esfoliações periódicas também mantêm a maciez, o viço e o estímulo à renovação celular dessas áreas. Tratamentos para celulite e flacidez também podem ser realizados como a drenagem linfática, endermoterapia vibratória (Celutec®), radiofreqüência, infravermelho, alguns tipos de peelings superficiais e corrente tensora são opções viáveis para essa época do ano.

E no caso dos cabelos? Quais são os tratamentos que podemos realizar para deixá-los bonitos e protegidos para o verão?

Os cabelos também merecem filtro solar, hidratação e cortes periódicos. Além disso podemos usar loções capilares que podem melhorar a nutrição da raiz, diminuir a oleosidade quando necessário e ainda estimular seu crescimento. Se possível evitar tratamentos muito agressivos como as escovas definitivas, permanentes e descolorações.

Mesmo que as pessoas não passem por procedimentos em clinicas estéticas, qual a sua recomendação para essas pessoas aproveitarem a estação do verão?

Beber muita água para manter a hidratação dentro do corpo e na pele, comer bem para manter a forma e regular o hábito intestinal, ter cuidado com sono, pois é nessa hora que reparamos todos os danos feitos ao organismo e fazer exercícios físicos. Além disso, evitar dormir com maquiagem, lavar bem o rosto pelo menos duas vezes ao dia, usar filtro solar e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas.
Esfoliações caseiras com açúcar e mel e máscaras com gelatina sem sabor também são dicas para cuidar da pele em casa.


Consultoria: Dra. Rian Campelo
www.riancampelo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário