quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pé Diabético. Complicação Negligenciada


A prevenção mais uma vez, é o fator determinante, pois o Pé Diabético pode resultar em risco de vida decorrente de infecção generalizada ou, mais frequentemente, terminar em amputação. Dados mostram que o diabetes é responsável por 85% das amputações não traumáticas

O diabetes é uma epidemia mundial. Estima-se que 6% da população mundial têm diabetes. Esta doença caracteriza-se pela elevação dos níveis de glicose no sangue. Este açúcar elementar é fonte de energia para as células e é imprescindível para nossa vida. Quem controla os níveis de glicose no sangue é a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Em situações em que o pâncreas não produz insulina suficiente, ou quando a insulina liberada não faz plenamente o efeito, ocorre o acúmulo de glicose no sangue - a hiperglicemia. A glicose quando mantida elevada durante longos períodos tem efeito tóxico nas células, principalmente os vasos e nervos.
Como conseqüência, os órgãos alvos das complicações crônicas do diabetes são vítimas da glicotoxicidade: os rins, retina, artérias e os pés.
Mas por que os pés? Ocorre uma seqüência de fatores determinantes: a neuropatia (lesão dos nervos), a vasculopatia (falta de irrigação sangüínea) e infecção. O paciente com diabetes de longa data pode apresentar lesão nos nervos responsáveis por fornecer todas as informações como dor, tato e pressão. Os nervos também são responsáveis pela motricidade e pela manutenção da umidade pés. Quando a lesão neurológica acontece, o pé fica mais seco e vulnerável a ferimentos decorrentes de traumas. Ocorre uma limitação da capacidade de proteção dos pés, decorrente da perda da sensibilidade.
Os ferimentos, muitas vezes decorrentes de sapatos inadequados, formam úlceras que são porta de entrada de bactérias podendo causar infecções graves. Como fator agravante, a capacidade de defesa do diabético à infecção encontra-se reduzida. Como se não bastasse, quando o pé mais necessita de circulação para cicatrização, os vasos podem estar entupidos pelo acúmulo de placa de gordura, que também é intensificado pelo diabetes – a vasculopatia.
Infelizmente o pé diabético pode resultar em risco de vida decorrente de infecção generalizada ou, mais freqüentemente, terminar em amputação. O diabetes é responsável por 85 % das amputações não traumáticas.
A prevenção, mais uma vez, é o fator determinante relacionado à redução no número de amputações. Inicialmente, o controle rigoroso do diabetes – da glicemia - é fundamental para reduzir as lesões neurológicas e vasculares. Como na maioria das vezes um pequeno trauma nos pés desencadeia o processo, todos os esforços devem ser concentrados na prevenção de ferimentos nos pés. Por outro lado, a detecção precoce de neuropatia e/ou problemas circulatórios é muito importante para estratificar as pessoas com risco e, com isso, desenvolver a prevenção.
Para detectar pés com risco elevado, bem como diagnosticar lesões já estabelecidas, deve-se examinar sistematicamente os pés. O exame dos pés é raramente feito nas consultas rotineiras. O exame sistematizado dos pés tem como objetivo a detecção de neuropatia, de comprometimento da circulação e de lesões como: rachaduras, calosidades, micoses, pele seca e ulcerações. Os pacientes e familiares devem ser educados no sentido de examinar e cuidar dos pés.
A instalação dos fatores determinantes do pé diabético ocorre ao longo dos anos, entretanto o desencadeamento da infecção é uma situação de urgência. Não se deve ficar esperando por sintomas para que o diabético seja avaliado pelo profissional de saúde a procura de sinais de comprometimento. Todos os portadores de diabetes devem estar atentos e não negligenciar com os cuidados com os pés. No caso do pé diabético, temos que pegar no pé!

Veja abaixo alguns conselhos para os pacientes com comprometimento dos pés pelo diabetes.- Procure calos, cortes, rachaduras, bolhas e mudanças na cor da pele.
- Examine cuidadosamente entre os dedos.
- Lave os pés diariamente com água morna e sabão neutro.
- Não deixe seus pés de molho e não use bolsas de água quente.
- Seque bem os pés, principalmente entre os dedos e ao redor das unhas.
- Passe creme hidratante nas pernas e nos pés, mas nunca entre os dedos.
- Não corte os calos e não use produtos para retirá-los.
- Corte as unhas em linha reta e nunca as deixe muito curtas .
- Não retire as cutículas e os cantos das unhas.
- Não use canivete, gilete ou faca para cortar as unhas.
- Use meias de algodão sem costuras e sem elásticos, trocando-as diariamente.
- Não use calçados apertados, abertos, de bico fino e de salto alto.
- Use calçados fechados e macios sem costuras internas.
- Antes de calçar meias e sapatos, verifique se não há nada dentro deles que possa machucar os pés, como pregos, pedras ou furos.
- Não ande descalço, nem mesmo dentro de casa.


Consultoria:Dr. Antonio Carlos de Souza
www.angiomedi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário