quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gravidez de Risco


Em que consiste a gravidez de risco e como é possível identificá-la?

Gravidez de alto risco é toda gestação em que a mãe, ou feto, ou ambos tem um risco aumentado de Morbidade e/ou Mortalidade.
Um pré natal bem feito controlando a alimentação e peso materno, solicitando exames e ultrassonografias seriadas, permite detectar e diminuir o risco de uma gestação.


O acompanhamento médico é fundamental para manter uma gravidez saudável para a mãe e o bebê. Qual é a importância e o momento ideal para começar o pré natal?

O pré natal deve começar antes mesmo da gestação. A paciente deve fazer exames para confirmar a sua saúde e 03 meses antes começar a usar o ácido fólico (para diminuir os riscos de defeito neural no feto). Assim que a mesntruação atrasar deve-se fazer um BHCG para confirmar a gestação e em seguida procurar o seu médico.

Se a primeira gravidez for de risco, quais são as chances de as próximas também serem e como isso pode ser evitado?

Algumas situações podem se repetir em gestações futuras aumentando assim o risco nas próximas gravidezes, tais como:Hipertensão arterial, trombose,malformação fetal,diabetes,retardo do crescimento fetal

A situação econômica ou psicológica da mãe pode interferir na vida saudável gravidez?

Um pré natal bem feito é composto por um médico atento, serviço especializado, boa alimentação, repouso em alguns momentos, exercícios supervisionado e apoio psicológico. Infelizmente isso requer uma situação econômica razoável, que não é o perfil da maioria das mulheres brasileiras.
Do ponto de vista psicológico qualquer alteração nesta área pode aumentar as contrações. A situação emocional da gestante vai repercutir no feto,positivamente ou negativamente, dependendo da emoção;interferindo no crescimento ou desenvolvimento fetal.

Os bebes vindos de gravidez de risco tem maiores chances de nascer com problemas de saúde?

Os recém nascidos oriundos de uma gestação de alto risco não necessariamente terão problemas de saúde. Os problemas estão relacionados com a prematuridade e grau de repercussão da patologia materna no feto.

As mães que sofrem com hipertensão podem ter são mais propensas a ter uma gravidez de risco?

Sim. A gravidez aumenta o volume sanguíneo em 40 à 60%, além das alterações imunológicas e com isso aumenta mais ainda a possibilidade da elevação da pressão arterial.

A ingestão de bebidas alcoólicas antes ou durante a gravidez pode prejudicar o feto?

Sim. Está proscrito em todo o pré natal o uso de álcool e tabaco na gestação.
Quanto ao tempo de duração da gravidez, os partos prematuros ou as gestações prolongadas podem ser consideradas de risco?
Uma gestação normal deve ocorrer entre 37 a 41 semanas. Se o parto ocorrer fora deste intervalo, pode prejudicar o feto. Quanto mais eu me afasto deste período para mais ou para menos os riscos são maiores. A maior causa de internação nas UTIs neonatal de todo o mundo é a prematuridade.

O histórico ginecológico e obstetrício da mulher pode interferir em uma gestação saudável?

O histórico da paciente é muito importante para a gestação futura:se ela tem ciclos irregulares,útero malformado,partos prematuros ou gestação problemática anterior, malformação fetal aumenta o risco da gestação.

Quais são os cuidados que a mãe deve ter em relação à alimentação e higiene para manter a gestação tranqüila e saudável?

Os hormônios da gravidez tem ação tem ação diabetogênica permitindo que a gestante engorde com facilidade aumentando o risco de hipertenção, diabetes gestacional.
O controle do peso materno é crucial para a manutenção da saúde da mãe e do feto.
A imunidade da mãe cai, a paciente perde vitaminas, proteínas e cálcio para o feto, por isso uma boa higiene bucal e corporal evitam focos de infecção.

Para as mães que têm ou já tiveram alguma doença sexualmente transmissível, quais são os cuidados recomendados?

Durante o pré natal as gestantes passam por exames para detectar as DST,, devido ao risco de infecção fetal por via sanguinea ou pelo trajeto de parto. São realizadas pesquisas para:HIV, HPV, Clamydia, Herpes, Streptococcus, Sífilis, HTLV e Gonorréia.

A prática de esportes é saudável em que período da gravidez? Alguma modalidade não deve ser recomendada as futuras mamães?

O exercício físico na gestação é importantíssimo para melhorar a respiração e a circulação materna, a musculatura das costas e períneo. Porém deve se evitar exercícios de impacto e priorizar exercícios aeróbicos e na água.
Durante os exercícios é preciso controlar a frequencia cardíaca e pressão arterial. Os exercícios são liberados a partir da 12ª semana de gestação.

Durante consultas e tratamentos médicos, alguma precaução deve ser tomada em relação a exames e medicamentos?

Nem todos os exames e medicamentos são permitidos na gestação, por tanto pergunte ao seu médico antes de realiza-los ou taxa-los.

Qual sua mensagem final para nossos leitores e futuras mamães que sofrem com este problema?

O pré natal é a manutenção da saúde materna e fetal. Deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, dedicada, atualizada e equipada para atingir o sucesso ao final desta maravilhosa jornada.



Consultoria: Dr. Fernando Ramos
www.cemef.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário