segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fatores de crescimento celular (bio-estimulação),para o rejuvenescimento


O que é PRP?
PRP é a sigla dada para Plasma Rico em Plaquetas que representa a parte líquida do sangue total acrescida das plaquetas, as células que atuam nos processos de coagulação e cicatrização. Durante sua obtenção são retiradas as hemácias, células vermelhas.

Para que servem as aplicações de fatores de crescimento?
Os fatores de crescimento são sintetizados por estas plaquetas e estão envolvidos nos processos de cicatrização, coagulação e renovação celular. Desta forma utilizamo-los sempre que há necessidade de restaurar ou cicatrizar algum tecido, seja a lesão causada por fatores extrínsecos ou pelo próprio envelhecimento endógeno.

Em que consiste o tratamento? E quais as consequências?
O tratamento consiste em injetar com fina agulha o PRP na pele ou região a ser tratada. As consequencias são reestruturação tissular, principalmente, que se traduz por melhora da trofia e aparência local.

Qual o grupo-alvo?
Depende da patologia ou objetivo clínico e portanto pode variar de 20 a 80 anos, ambos os sexos e qualquer tipo ou cor de pele.

Quais as principais indicações da bio-estimulação por fatores de crescimento do Plasma Rico em Plaquetas?
Em estética recomenda-se seu uso nos tratamentos de rejuvenescimento, flacidez cutânea, estrias, queda de cabelo e cicatrizes atróficas.

E como atua o PRP?
Os fatores de crescimento aumentam a vacularização local por neoangiogênese, estímulo a síntese de colágenos, síntese de matriz extr-celular, proliferação de células endoteliais, estímulo a contração de feridas, quimiotaxia, ativação de fibroblastos e osteogênese.


Então o Plasma Rico em Plaquetas pode ser utilizado tanto como tratamento preventivo do anti-envelhecimento, como tratamento de rejuvenescimento?
Sim, nos casos preventivos, o PRP mantém o estímulo à produção de colágeno e elastina na pele que normalmente decai a partir dos 30 anos, além da manutenção da trofia dérmica. Nos casos de envelhecimento instalado há grande melhora da flacidez e elasticidade cutâneas e retorno de grande parte da estrutura da pele devido ao seu poder regenerador.

Porque a utilização do PRP não é tão conhecida no Brasil? E a quanto tempo você já domina está tecnica?
Na verdade o uso de PRP não é tão desconhecido assim. Há muitos anos os dentistas o utilizam em reintegração óssea e em casos de implantes dentários. No Brasil já temos estudos na área de otorrinolaringologia em casos de reconstrução timpânica e em cirurgia plástica em casos de queimaduras. Seu uso na estética sim é mais recente, mas os médicos que se atualizam já podem ver alguns trabalhos apresentados em congressos internacionais. Aqui em Brasília já fazemos o PRP há quase 3 anos. Em 2007 apresentei no II Congresso Brasileiro de Engenharia de Tecidos, Estudos das Células-Tronco e Terapia Celular trabalho sobre “O uso de fatores de crescimento em estrias” e em janeiro de 2008 levei o estudo de “Rejuvenescimento de face e pescoço com plasma rico em plaquetas” ao IMCAS- International Master Course on Aging Skin em Paris na França.

Algumas pessoas têm alergias a alguns tratamentos. Existem riscos de alergias ou transmissão de doenças no tratamento com o PRP?
Por ser autólogo, ou seja, do próprio paciente, a técnica não apresenta riscos de alergias ou transmissão de doenças. Além disso, como é colhido e aplicado na mesma hora, não se corre o risco também de contaminação durante armazenamento.
10. Qual protocolo de tratamento? Quantas aplicações podem ser feitas?
Em geral, recomenda-se 3 a 4 sessões uma vez por mês, mas pode-se variar em número de acordo com a resposta individual do paciente. Após 6 meses a um ano, novo tratamento pode ser iniciado.


Esta técnica é compativel com outros tratamentos? Quais?
Sim, a técnica não contra-indica nenhum outro tratamento estético e muitas vezes são combinados a outros procedimentos, pois a técnica restaura a pele mas não resolve por exemplo manchas e acne ou flacidez muscular. Usualmente, a pele envelhecida também apresenta outras características que necessitam de cuidados. Aparelhos de laser, peelings químicos e físicos, radiofrequencia, infra-vermelho, fios de sustentação, microcorrentes são exemplos de tratamentos que geralmente prescrevemos. Tudo depende de cada caso e por isso o tratamento sempre deve ser individualizado.

Existe alguma contra-indicação em relação a esta técnica?
O PRP não deve ser feito em pacientes portadores de doenças do colágeno, infecções locais e em casos de expectativa irreal.

Considerações Finais:
A busca pela qualidade de vida deve sempre ser encorajada assim como os velhos bons hábitos de comer bem, fazer exercícios moderados e beber muita água. Não há melhor receita de beleza do que sentir-se bem. Quando felizes irradiamos, o brilho nos olhos é visível e portanto a beleza verdadeira só será viável num corpo saudável. Não devemos deixar nos levar por ideais ou padrões apenas. O equilíbrio sim, nos faz belos. Além disso, quando optar por finalmente procurar ajuda profissional, objetivamente deve-se certificar da idoneidade e formação acadêmica do mesmo e ainda das instalações adequadas ao procedimento pretendido.


Consultoria: Dra. Rian Campelo
www.riancampelo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário