quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Antienvelhecimento


INFLAMAÇÃO SUBCLÍNICA CRÔNICA: INIMIGA OCULTA DA LONGEVIDADE SAUDÁVEL

Diante do conhecimento científico atual, seria impossível falar de uma longevidade saudável sem dar atenção à um dos principais vilões do ser humano na vida moderna: Inflamação Crônica Subclinica. Quando falamos em inflamação, automaticamente recordamos de dor, calor, rubor e edema que são os sinais clássicos de uma inflamação aguda. Este mecanismo nada mais é que um esforço articulado do organismo para se autorreparar. Em resposta à agressão, o organismo orquestra uma série de respostas (aumento do fluxo sanguíneo, deslocamento de células de defesa-leucócitos, produção de substâncias vasodilatadoras, etc.) visando ao controle da infecção por patógenos externos (bactérias, vírus, fungos, etc.) e manutenção do equilíbrio interno (homeostase).
Bem, esta é a inflamação que nós vemos. Este tipo de inflamação é benéfico e precisamos dela para sobreviver. No entanto, as descobertas científicas têm apontado que este mecanismo pode perder o controle e se voltar contra nós mesmos. Um número cada vez maior de estudos aponta que a inflamação pode agir como precursora e afetar a evolução de muitas doenças crônicas, como doença cardiovascular (infarto, AVC, tromboembolismo, etc.), câncer, diabetes, obesidade, depressão, artrite, fibromialgia, hipertensão arterial e Alzheimer. Infelizmente, devido a uma série de desequilíbrios relacionados ao estilo de vida moderno (má alimentação, obesidade, sedentarismo, stress, infecções crônicas, poluição ambiental, alergias alimentares, etc) um número cada vez maior de indivíduos adquirem ao longo do tempo este estado “pró- inflamatório”. A incidência crescente destas doenças crônico degenerativas só vem confirmar este dado, apesar de todo avanço da medicina e da indústria farmacêutica.
Cada indivíduo deve ser avaliado detalhadamente em relação à presença e extensão de inflamação “oculta”. Isto requer uma historia clinica pormenorizada, hábitos alimentares, antecedentes clínicos, etc. Existe também um exame laboratorial relativamente simples chamado “Proteína creativa ultrassensível”.
PCR é uma proteína de fase aguda, sintetizada pelo fígado e regulada por citocinas, predominantemente a IL-6, o TNF- e a IL-1 . Embora o fígado seja a principal fonte de PCR, os adipócitos e o tecido arterial também a sintetizam. Seus níveis estão aumentados em resposta às infecções ativas ou ao processo inflamatório agudo. Elevações modestas dos níveis de PCR estão também presentes em situações crônicas inflamatórias, como a aterosclerose, e seus níveis aproximadamente triplicam na presença de risco de doenças vasculares periféricas. Dessa forma, tem sido descrito pela literatura a capacidade de a PCR predizer eventos cardiovasculares. Como pode ser observado nos dados do Physicians Health Study, depois de ajustar para múltiplos fatores de risco para doenças cardiovasculares (em especial a gordura visceral), aqueles indivíduos com altos níveis de PCR, independente do nível de colesterol, apresentaram grande risco de sofrer infarto agudo do miocárdio!


Como vimos, estilo de vida saudável favorece o controle da inflamação subclínica e, consequentemente, garante uma longevidade saudável. Aí vão algumas dicas:


1. Redução do sobrepeso/Obesidade: Hoje compreendemos que a massa de gordura corporal, principalmente aquela localizada na região do abdômen funciona como um reservatório de inflamação. Daí porque o diâmetro da cintura tem correlação direta com a incidência de doença cardiovascular. Segundo os critérios mais recentes da Federação Internacional de Diabetes, uma circunferência abdominal (medida à altura da cicatriz umbilical) ≥ 94 cm para o homem e ≥80 cm para a mulher já aumenta significativamente a incidência de de doença cardiovascular e diabetes nestes indivíduos.

2.Correção do desequilíbrio típico de nossa cultura alimentar ocidental no que se refere à desproporção entre o consumo de gordura poliinsaturada Ômega6/Ômega 3. Segundo os cientistas, a proporção ideal entre estas 2 gorduras seria em torno de no máximo 3:1. No entanto, em nossa dieta habitual esta proporção chega facilmente a níveis de 20:1 a 30:1. Isto se deve a consumo em muito maior quantidade de alimentos ricos em ômega 6 (óleos vegetais-soja, girassol, canola, etc.) que os ricos em ômega 3(salmão, sardinha, linhaça, etc). Isto leva a um desequilíbrio na formação dos mediadores inflamatórios (prostaglandinas, tromboxanos, etc.) levando à formação maior de mediadores mais inflamatórios, principalmente as prostaglandinas do grupo 2 (PGE2, PGF2, etc.)

3.Reduzir ao máximo o consumo de ácidos graxos do tipo TRANS (margarina, condimentos industrializados, frituras, etc). Hoje sabemos que a gordura trans é extremamente nociva para o coração, aumenta a taxa do colesterol ruim (LDL) e é a aterogênica.

4.Atividade Física Regular: Um sem número de evidências científicas mostra que o exercício físico reduz inflamação. Também melhora o sistema imunológico, fortalece o sistema cardiovascular, previne e corrige a resistência insulínica e é fundamental para combater os efeitos do stress.

5. Modulação das pausas hormonais principais (somatopausa, menopausa, andropausa, adrenopausa, tireopausa, melatopausa, eletropausa) Aqui vale ressaltar os Hormônios Bioidenticos, obtidos através de técnicas avançadas como engenharia genética recombinante e espectrofotometria, resultando em estrutura molecular tridimensional exatamente igual aos hormônios produzidos pelo corpo humano. Por esta razão, eles ocupam os receptores celulares com a mesma perfeição e exatidão que os originais. Ao serem absorvidos pelo organismo, é imediatamente reconhecido pelo DNA humano, o que promove o que é chamado de resposta terapêutica fisiológica, isenta de riscos à saúde, o contrário visto em hormônios com estrutura totalmente diferente e que favorecem o aumento da inflamação subclínica crônica (lembrem-se que todas as substâncias estranhas provocam alguma reação do nosso corpo!) e, por consequência, mais infarto, AVC e câncer.


Consultoria:Dra. Bianca Lustosa
www.clinicariancampelo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário